O Porto é uma cidade portuguesa situada no noroeste de Portugal, sede do município homónimo com 41,66 km² de área, tendo uma população de 237.584 habitantes (2011), dentro dos seus limites administrativos. A cidade é a capital do Distrito de Porto e da região do Norte, sub-região do Grande Porto. A cidade metrópole, constituída pelos municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano, conta com cerca de 1.282.492 habitantes, o que a torna a maior do noroeste peninsular.

É a sede e capital da Área Metropolitana do Porto, presidida, na atualidade, por Hermínio Loureiro, que é uma grande área metropolitana portuguesa que agrupa 16 municípios com 2 294 741 habitantes em 2 089 km² de área e que tem uma densidade populacional próxima de 1098 hab/km², o que torna a cidade a 14ª área urbana mais populosa da União Europeia, sendo, portanto, a segunda maior zona urbana portuguesa, a seguir a Lisboa. Corresponde à área abrangida pelo Grande Porto e pela sub-região nortenha do Entre Douro e Vouga.

O Porto e a Grande Área Metropolitana do Porto constituem o núcleo estrutural da Região Norte, que tem uma área de 21 278 km² (24% do Continente) e uma população de 3 689 609 habitantes (Censos de 2011), correspondendo a 37% de Portugal Continental e a 35% do Estado-nação português, sendo, portanto, a região mais populosa e de maior dimensão do país e a região onde se situam a maioria das pequenas e médias empresas, sendo também a que mais contribui para as exportações nacionais, sendo a única região que exporta mais do que importa.

A Região Norte produz 40% do valor acrescentado do país e tem 50% do emprego industrial, tendo uma taxa de cobertura das importações pelas exportações de 129%, contra a média nacional de 74%. Esta região é servida por duas importantes infra-estruturas: o Porto de Leixões, que representa 25% do comércio internacional português e movimenta cerca de 14 milhões de toneladas de mercadorias por ano, e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que é o melhor aeroporto de Portugal em termos de espaço na aerogare. Em termos de movimentos aéreos de carga e de passageiros, é o segundo maior de Portugal, tendo sido galardoado como o melhor do mundo na categoria de aeroportos até 5 milhões de passageiros.

A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta e como a Capital do Norte. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitectura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO, bem como pela sua gastronomia.

FONTE: Wikipédia.
Requalificação da Cristal GH, projeto aprovado pelo Portugal 2020